Diretrizes aprovadas pelo papa Bento XVI
As diretrizes oficiais da Santa Sé sobre Medjugorje
No ano passado (2009) afluíram na famosa paróquia da Herzegovina 2 milhões de peregrinos de toda a parte do mundo, dos quais 600.000 italianos e cerca de 35.000 sacerdotes.
É importante, do ponto de vista pastoral, que os peregrinos conheçam as diretrizes da Santa Sé sobre este acontecimento, de gente àquelas posições contrárias são consideradas apenas como opiniões pessoais.
A posição da Santa Sé, expressa em vários documentos disponíveis no site www.radiomaria.it na área Medjugorje-Documenti foi recentemente sintetizada por Sua Eminência, o Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado em seu livro “L´ultima vegggente do Fatima” – Editora Rai-Rizzoli – páginas 103-107, Sua Santidade Bento XVI confirma e valida o livro escrevendo pessoalmente o prefácio do livro.
No livro citado, o Cardeal Bertone afirma:
1. “As declarações do Bispo de Mostar refletem sua opinião pessoal e não são um juízo definitivo da Igreja.”
Esta declaração faz cair por terra todos àqueles que se baseiam nas declarações do Bispo de Mostar para atacar Medjugorje em nome da Igreja.
2. “Tudo retorna à declaração dos bispos da ex-Iugoslávia em Zara, em abril de 1981, que deixa a porta aberta a futuras investigações. A verificação deve, por isto, ir em frente.”
A Santa Sé não acolheu o juízo da comissão do bispo de Mostar e decidiu confiar o caso para a Conferência Episcopal da ex-Iugoslávia. Esta conferência deixou a porta aberta aberta a futuros questionamentos. Não é verdade que a Conferência Episcopal da ex-Iugoslávia tenha expresso um juízo negativo.
3. “Neste meio tempo são permitidas as peregrinações privadas com acompanhamento pastoral aos fiéis.”
As peregrinações privadas são aquelas organizadas pelos fiéis, ou de agências e se especifica que é bom e saudável que sejam acompanhados de sacerdotes. Esta especificação é muito importante, sobretudo para o atendimento de confissões.
4. “Finalmente, todos os peregrinos católicos podem ir a Medjugorje, local de culto mariano onde é possível exprimir-se com todas as formas devocionais.”
Vem, nesta última diretriz, a insistência da absoluta liberdade dos peregrinos de irem a Medjugorje, especificando que a Igreja o tem como um .lugar de culto mariano, onde é possível participar da Santa Missa, Confessar-se, fazer a Via-Sacra, a Adoração Eucarística, etc.
Esta, queridos amigos, é a posição oficial da Santa Sé sobre Medjugorje e estas são as suas diretrizes, expressas pelo Cardeal Secretário de Estado do Vaticano e confirmadas pelo Santo Padre em pessoa.
Enquanto exprimimos nossa gratidão, asseguramos a eles a nossa oração à Rainha da Paz, assegurando que da nossa parte a nossa humilde submissão e obediência.
Padre Livio Fanzaga – diretor da Rádio Maria Itália
Texto disponível em italiano no site: www.radiomaria.it
Traduzido por Gabriel Paulino - www.medjugorjebrasil.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário